Oleg Almeida. Desenhos a lápis. Scortecci: São Paulo, 2018

O artista desenha a lápis para traçar um esboço. Pretende que seja rascunho. Com o tempo e a vivência, o desenho pode ser apagado e refeito, ou reforçado e arte-finalizado. Como esboço ainda, é registro da impressão, não da convicção. O olhar do artista que testemunha cenas, pessoas, situações, neste livro, pertence ao poeta que observa de fora, estrangeiro quase, e é tomado de estranhamento por aquilo que toda a gente vê, ao passar, e não enxerga. Ou não quer enxergar, gente anódina, álgica, autômata. Que assim é, se fez ou foi feita. Nesta coletânea de poemas breves, temos um mapa. Aleatório. Mosaicista. Os olhos verdes do mendigo – hosana, há mendigos de olhos verdes! O medo mais que mitológico da São Paulo que esmaga seus habitantes – de aço, concreto, obscuridade e medo; hipocrisias, couraças, egoísmos. Porém, há esperança, sinceridade e luz em quase tudo: grafites, multidões, praças, solidões, gírias, prisões, crenças. O poeta veio de fora, mas olha por dentro. E nos ajuda a enxergar a cidade que nem sequer vemos.

 

Joaquim Maria Botelho: jornalista, escritor e crítico literário

(orelha do livro)

Resenhas:

1. Desenhos a lápis por Ralph Peter Brammann (publicado no jornal Empresas & Negócios, Ano XVI - Número 3588 (p. 10) em 17 de março de 2018).

2. Poesia em forma de diário e vice-versa por Alan Martins (publicado no blog Anatomia da Palavra (https://anatomiadapalavra.wordpress.com) em 10 de abril de 2018).

3. Desenhos a lápis na poesia de Oleg Almeida por Mirian de Carvalho (publicado no Blog da Mirian vinculado ao portal Digestivo Cultural (www.digestivoblogs.com.br) em 13 de abril de 2018).

4. Aquarelas de palavras por João Carlos Taveira (publicado no portal Amigos do Livro (www.amigosdolivro.com.br) em 26 de abril de 2018 e reproduzido na revista EisFluências (Recife/Lisboa), ano IX - número LI (p. 65) / maio de 2018 e no Jornal da Associação Nacional de Escritores (Brasília), ano XII - número 86 (p. 7) / junho-julho de 2018).

5. Sobre "Desenhos a lápis" de Oleg Almeida por Carlos Pessoa Rosa (publicado no portal Meiotom (www.meiotom.art.br) em 08 de agosto de 2018 e reproduzido na Germina: revista de literatura e arte, ano XV - edição 67 / março de 2019).